No fim de janeiro de 2003, um novo vírus de servidor de rede espalhou-se pela Internet. Muitas redes de computador não estavam preparadas para o ataque, e como resultado, o vírus derrubou vários sistemas importantes. O serviço de caixa automático do Bank of America caiu, a cidade de Seattle sofreu cortes no serviço de atendimento de emergências e a Continental Airlines precisou cancelar vários voos devido aos erros no sistema de passagens eletrônicas (em inglês) e de check-in.
O culpado foi o vírus SQL Slammer, também conhecido como Sapphire. Pelas estimativas, ele causou mais de US$ 1 bilhão em prejuízos antes dos patches de correção e dos softwares antivírus identificarem o problema [fonte: Lemos (em inglês)]. O progresso do ataque do Slammer foi bem documentado. Apenas alguns minutos depois de infectar o primeiro servidor, o Slammer dobrava o número de vítimas em poucos segundos. Quinze minutos após o primeiro ataque, o vírus infectou quase metade dos servidores que agem como pilares da Internet [fonte: Boutin (em inglês)].
O vírus Slammer nos ensinou uma lição valiosa: nunca é demais verificar se você possui os últimos patches de correção e softwares antivírus. Os hackers sempre encontrarão uma maneira de explorarem quaisquer fraquezas, sobretudo se a vulnerabilidade não for ainda muito conhecida. Embora ainda seja importante tentar aniquilar os vírus antes que eles destruam você, também é importante ter um plano para a pior situação possível para a ocorrência de um ataque desastroso.
por Jonathan Strickland
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